terça-feira, 14 de setembro de 2010

Seis receitas à base de caju

Por falar em caju, abaixo postamos seis receitas à base da fruta. A patir delas você pode verificar como realmente podemos diversificar o menú com pratos feitos a partir do caju e da castanha. Agora, é só providenciar os ingredientes e por a mão na massa. Para finalizar, convide sua família ou amigos para provarem estas delicias.

Receitas a base de caju

Carne básica de caju


Ingredientes:

10 cajus;
2 cebolas médias picadas;
1 pimentão sem a pele e sem sementes, picado;
2 tomates sem peles e sem sementes, picados;
2 colheres (sopa) de molho inglês;
Sal, calorífico, pimenta do reino, cheiro verde a gosto;
3 colheres (s0pa) de óleo


Modo de fazer:

Elimine as extremidades dos cajus e corte-os em fatias, passando rapidamente por processador de alimentos somente para quebrar a fibra. Transfira para uma peneira e esprema muito bem até obter uma fibra enxuta (aproveite o suco para outras receitas).
Leve ao fogo uma frigideira anti-aderente, aqueça o óleo e frite a fibra de caju por mais de 15 minutos. Gradativamente vá acrescentando os outros ingredientes, mexendo sempre até que todos os temperos estejam bem unificados. Esse processo varia de 30 a 40 minutos. Deixe esfriar e empregue.

Pastéis de forno de caju

Ingredientes:

50g de queijo parmesão ralado
1 ovo inteiro
3 colheres (sopa) de manteiga
1 colher (sopa) de gordura hidrogenada
Farinha de trigo o quanto baste (mais ou menos 1 xícara de chá)

Para o recheio:

1 Xícara (chá) de carne básica de caju
2 colheres (sopa) de requeijão
2 colheres (sopa) de azeitonas picadinhas
½ xícara de castanhas de caju torradas e picadas
1 gema; tiras de azeitonas verdes para decorar
Queijo parmesão para polvilhar

Modo de fazer

Em uma tigela coloque os quatro primeiros ingredientes da massa. Misture muito bem e acrescente gradativamente a farinha de trigo até ficar na consistência de soltar das mãos. Reserve. Combine a carne básica de caju com requeijão e as azeitonas.
Abra a massa formando pequenos pastéis, recheie com creme de caju e um pedacinho de castanha. Quando todos os pastéis estiverem prontos, pincele com a gema misturada com um pouquinho de manteiga derretida. Decore cada um com uma tira de azeitona e polvilhe com queijo. Asse em forno pré-aquecido, em assadeira untada e polvilhada com trigo.


Hamburger de caju

Ingredientes:  


500g de carne básica de caju
2 ovos pequenos
Farinha de trigo o quanto baste (mais ou menos 4 colheres de sopa)
Farinha de rosca para polvilhar.

Modo de fazer

Misture bem os três primeiros ingredientes até obter uma massa firme. Polvilhe as formas apropriadas para hambúrguer com farinha de rosca e modele-os. Leve a geladeira por mais ou menos uma hora. Na hora de servir é só retirá-los das formas e fritar em manteiga bem aquecida. Sirva com pão de hambúrguer maionese, alface e tomate.

Rocambole surpresa de caju
Para massa:

6 ovos
¾ de xícara de açúcar
¾ de farinha de trigo
¾ de xícara de leite de coco
2 colheres (sopa) de manteiga
1 colher (chá) de fermento

Recheio

5 cajus triturados no liquidificador juntamente com um copo e ½ de água
300g de açúcar
½ lata de leite condensado
½ xícara de castanha de caju torradas e picadas

Modo de fazer

Faça o recheio: misture os três primeiros ingredientes e leve ao fogo baixo, mexendo sempre até a geléia tomar corpo e o ponto ais ou menos consistente. Com papel de alumínio duplo, forre uma assadeira numero três, unte generosamente com manteiga e polvilhe farinha de trigo. Espalhe uniformemente a geléia de caju, polvilhe com as castanhas e reserve enquanto bater o bolo; passe as gemas por peneira para retirar as películas. Junte as claras e o açúcar e leve ao fogo em banho Maria, mexendo sempre até o açúcar dissolver e o composto amornar. Transfira para a batedeira, deixando bater até triplicar de volume. Aqueça o leite de coco juntamente com a manteiga. Retire os ovos da batedeira e junte gradativamente a farinha de trigo peneirada com fermento, alternando com leite aquecido. Mexa delicadamente em movimentos de baixo para cima, para que a massa não perca o volume. Despeje na forma sobre a geléia e leve ao forno médio por mais ou menos vinte minutos. Retire do forno e deixe esfriar um pouco. Vire sobre um guardanapo fartamente açucarado e enrole como rocambole. Deixe esfriar, transfira para um prato de serviço e decore elegantemente.

Omelete


Ingredientes:

4 ovos
1 colher (sopa) de maisena
1 xícara de carne básica de caju
Manteiga ou margarina para untar a frigideira

Modo de fazer:

Bata as claras em neve firme e acrescente as gemas uma a uma. Sempre batendo, junte a Maizena e deixe misturar bem. Unte uma frigideira grande com manteiga ou margarina e leve ao fogo para aquecer. Coloque 2/3 dos ovos dentro da frigideira e espere alguns minutos até que fiquem firmes. Distribua por cima a carne básica de caju, cobrindo com o restante dos ovos. Vire a omelete para um prato e transfira novamente para frigideira, para que frite do outro lado. Retire do fogo e sirva em seguida. 
Fritada de caju com camarão


Ingredientes: 
 
200g de carne básica de caju
100g de camarão (tamanho médio) cozido e descascado
4 ovos
2 colheres (sopa) de maisena
Pimenta e sal a gosto
Óleo ou manteiga para untar a fritadeira


Modo de fazer 
 
Bata os ovos (clara e gera juntas). Sempre batendo, junte a maisena e deixe misturar bem. Coloque a carne de caju, o camarão, sal pimenta a gosto, misture novamente. Unte uma frigideira com manteiga ou óleo e leve ao fogo para aquecer. Coloque a mistura na frigideira e sirva em seguida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário