terça-feira, 14 de setembro de 2010

Sabor de cajú



Neste período do ano acontece a safra de uma das frutas típicas piauiense. É o caju, que na verdade não é uma fruta, mas sim o pedúnculo floral – pseudofruto, geralmente confundido com o fruto. o fruto propriamente dita é a castanha.

Tanto o caju como a castanha estão muito presentes na culinária piauiense. A partir destes dois produtos pode-se produzir diversos subprodutos, entre eles o mais conhecido é a cajuína: bebida tipicamente piauiense.




Graças ao talento dos chefes piauienses, nordestinos e do sudeste, tanto o caju como a castanha vem sendo bastante utilizado na criação de diversos pratos que tem ganhado destaque nos menus de restaurantes tanto do nordeste como do sudeste do país.

Algumas ações por parte governamental e de empresas tem contribuído para incentivar a profissionalização da produção da cajuína e para a utilização do caju na culinária, já que esta parte era comumente descartada em contrapartida a castanha, que sempre teve um valor comercial mais alto.

Uma das ações de incentivo está sendo realizada pelo SEBRAE/PI, que Nos dias 15 e 16 deste mês, o curso Preparo da Cajuína.
O curso é voltado tanto para quem nunca fez cajuína, como também pra quem já produz e quer ampliar seus conhecimentos sobre a atividade.





A cajuína é feita a partir da “água do caju”, ou numa linguagem mais técnica, do suco de caju clarificado. A bebida tem um sabor único, sendo um produto tipicamente piauiense.

De acordo com dados do Sebrae, a União das Associações, Cooperativas e Produtores de Cajuína do Estado do Piauí, a Procajuína, que reúne cento e treze produtores de cajuína do Estado, estima produzir 2,2 milhões de garrafas de cajuína nesta safra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário